28 janeiro 2021

Assuntos do dia: Ibovespa corrigindo chega aos 115 mil pontos, Auxílio Emergencial irriga o mercado, E-commerce se consolida e Representação Comercial

O índice Ibovespa fechou ontem aos 115.882 pontos com uma queda de -0,50%.

Já as cotações das Moedas ficaram assim:

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Economias criativas: A Representação Comercial

A Representação comercial é um negócio que está relacionado à intermediação, facilitando o relacionamento entre o produtor ou fornecedor do produto e/ou serviço e o cliente. O representante comercial atua no processo de distribuição dos mais diversos segmentos de negócios, sempre com o objetivo de oferecer produtos de forma qualificada e eficiente.
Dentre as atribuições de uma representação comercial podemos citar:
·        Administrar a carteira de clientes;
·        Prospectar novos clientes;
·        Elaborar propostas personalizadas;
·        Informar sobre novos produtos, serviços ou fornecedores;
·        Fazer demonstrações em eventos e feiras;
·        Sondar as necessidades e expectativas do público alvo;
·        Apresentar de modo eficaz as soluções que a empresa oferece;
·        Efetivar vendas e comunicar os fornecedores;
·        Enviar relatórios sobre as tendências do mercado;
·        Avaliar e mensurar a satisfação do cliente
·        Realizar cobranças para as empresas representadas
As empresas de representação comercial, geralmente atuam em segmentos específicos do mercado, para atender empresas de atacado, de varejo e distribuidores, fazendo a intermediação entre as indústrias e o comércio.

Dicas de negócio:
Faça um planejamento para o negócio visando o desenvolvimento e crescimento deste, para isso destacamos os seguintes pontos a serem trabalhados:

1 – Invista na qualidade do atendimento ao cliente – O foco no cliente é o principal diferencial das representações de sucesso.

2 - Procure fidelizar o cliente com ações de pós-venda – A remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico para lembrar os eventos e as atividades que podem trazer benefícios aos clientes.

3 – Invista em suporte ao cliente – Quanto o representante esta no campo, alguém precisa atender o cliente, responder duvidas, fazer pedidos etc. Investir em suporte é garantir a fidelização do cliente e principalmente aumentar as vendas.

4 – Aumente a frequência de contatos virtuais – Com o aumento de clientes fica impossível visitar todos com a mesma frequência, a única saída é montar uma estratégia de contatos virtuais. O importante é mostrar ao cliente que esta na ativa e que presencialmente ou a distância esta a disposição para atende-lo.

5 – Aposte em uma estratégia de marketing - Inclua análise diagnóstico, análise SWOT, definição de objetivos, opções estratégicas, marketing-mix e plano financeiro.

6 – Diversifique e agregue valor – Apresente ao seu cliente vantagens e benefícios que o produto ou serviço pode proporcionar. Diversifique seu mix e área de atuação com novas representações.

Mesmo que a opção seja uma pequena representação comercial, é fundamental colocar em pratica todos os itens destacados, isso permitirá maior velocidade nas decisões, reduzirá as possibilidades de erro e com certeza aumentará as chances de sucesso.

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