19 outubro 2007

Rinha de galos ou ainda: Eu sei onde isso vai dar!

As empresas Perdigão e Eleva Alimentos --antiga Avipal-- informaram nesta quinta-feira, através de comunicado, que estudam a possibilidade de realizar a fusão de suas operações.
"As administrações da Perdigão e da Eleva Alimentos vêm a público informar (...) que se encontra em estudo eventual fusão das operações da Eleva e da Perdigão. Serão informados ao mercado e aos seus respectivos acionistas a estrutura societária e a operacional a ser implementada pelas partes, bem como os demais termos e condições da operação, tão logo tenham sido definidos", diz a nota.
A empresa que nasceria desta fusão passaria a ser a maior empresa de capital aberto do setor de alimentos no País --o valor de mercado de Perdigão e Eleva juntos é de R$ 8,804 bilhões--, deixando a Sadia (com valor de mercado de R$ 7,859 bilhões) para trás.
A Perdigão é atualmente a segunda maior empresa do setor de carnes de frango e suína do Brasil --atrás da Sadia--, além de atuar em lácteos (através da Batavo).
Já a Eleva tem uma importante fatia do mercado de carnes de frango e suína --especialmente na disputa pelo mercado externo--, além de também trabalhar no setor de lácteos --a marca mais famosa gerenciada pela empresa é a do leite Elegê.
No pregão desta quinta-feira da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), as ações ON (ordinárias) da Perdigão recuaram 2,89%. Já as ações ON da Eleva subiram 2,13%.