22 agosto 2013

A Logística está de mudança. E você?

O mundo não é mais o mesmo.
O profissional de logística,
 também não.
Em decorrência dos avanços e alterações dos perfis de consumo, tanto de serviços, quanto de produtos, consumidores finais desenvolveram uma alta expectativa em relação direta ao que as organizações empresariais podem oferecer-lhes em produtos de alta qualidade, bons preços, melhores serviços, celeridade na entrega e também o pós-vendas.
Na busca de atingir essas expectativas, as empresas necessitam investir em tecnologia e pesquisa, desenvolvendo e criando vantagens competitivas que lhes garantam fidelizar ou reter clientes e, portanto, melhorar seu share.
Indispensavelmente, a logística tem cumprido nos dias atuais um papel protagonista nas relações empresariais, aprimorando e tornando-se uma das atividades estratégicas mais importantes de uma supply chain, a logística está presente no processo da cadeia, desde o momento da aquisição da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.
O custo apurado ao longo da supply chain é uma variável imprescindível a ser considerada pelos diferentes atores que conformam a cadeia: compradores, fornecedores e operadores logísticos. Também, o processo decisório determina o desenho de um modelo de decisão, do qual se atinjam objetivos, como: clientes finais satisfeitos e custos totais mais baixos durante todo o processo.
Compartilhar, formar, montar, aprimorar.
As palavras da próxima década.
A logística dentro da supply chain é o processo de planejar, implementar e controlar a eficiência no fluxo do custo, de materiais, produtos e informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O mercado aprimora-se, a concorrência se acirra, os custos aumentam, os preços finais baixam para o consumidor. Desafios operacionais, financeiros e competitivos são constantes de ponta a ponta na cadeia logística e constituem a principal preocupação dos profissionais envolvidos no processo.
Destaco que quanto aos custos e fatores que tanto preocupam compradores e gestores de produção e distribuição, temos:
1) Custo de Entrada Básico
2) Custo das Transações
3) Custos Relacionados com Fornecedores
4) Custos de Descarregar
5) Custos de Qualidade
6) Custos de Logística/Operação
7) Custos Indiretos de Financiamento
8) Fatores Táticos de Entrada
9) Fatores de Intermediação/Cliente
10) Fatores Estratégicos do Negócio
Concluindo...
100% certo na primeira vez,
todas as vezes.
Qualidade é essencial.
A logística integrada é uma atividade que foi prática simples, limitada ao transporte e distribuição, e também, desenvolvida no interior das empresas. Com a abertura global dos mercados, avanços tecnológicos e mudanças comportamentais de consumo de compradores corporativos e consumidores, a complexidade tem aumentado nos últimos anos, o que tem obrigado as empresas a terceirizar algumas ou todas as suas funções de logística. Gestores comerciais de organizações ou operadores logísticos, tem feito alianças com especialistas em gestão e tecnologia para poder atender estas novas demandas. Dinamismo, vontade e perseverança tem atraído bons negócios.
Saiba preencher os espaços na mente
do comprador.
O gestor comercial de logística
é antes de tudo um facilitador.
Contudo, gerentes enfrentam problemas em todos os níveis da supply chain, o que eleva a importância de um processo decisório que envolva um modelo orientado a facilitar e melhorar a tomada de decisão para que possam ser atingidos objetivos tão importantes como a satisfação do consumidor e a diminuição do custo total ao longo da cadeia.
A logística integrada é considerada novo paradigma, como resultado da integração entre conceitos e procedimentos de outras áreas do conhecimento como a administração, a matemática, a contabilidade, o direito, o empreendedorismo e a política nas relações humanas.
Finalmente, em decorrência dessa multidisciplinaridade conceitual e prática, surgem inúmeros fenômenos e situações que fazem da logística um potencializador de negócios empresariais em todos os segmentos. Os Gestores de vendas de serviços logísticos que possuem a ousadia de estudar cada nuance desta tênue relação compra e venda, no que se refere não só aos serviços, mas também as soluções logísticas, tem a possibilidade de alçar voos mais altos e mais duradouros.
Um abraço a todos.