11 junho 2007

O Comércio Atacadista no RS – Parte II

Os seis serviços fundamentais prestados pelos atacadistas aos seus fornecedores.
Cobertura de mercado
São muitos os varejistas geograficamente espalhados, e a indústria deve ter seus produtos disponíveis a eles. Os atacadistas, por estarem mais próximos aos consumidores (varejistas), têm condições de contribuir para identificar as necessidades destes em seus territórios. Podem prover, aos fabricantes, uma força de vendas sintonizada e, pelo volume de pontos de venda que cobrem em determinado território, menores custos que os de uma equipe da indústria para atingir o mesmo território.
Contato de vendas
Os custos para os fabricantes terem equipe interna de vendas para percorrer mercados dispersos, são muito elevados; usando atacadistas distribuidores podem reduzi-los, pois sua equipe se concentraria nas vendas para poucos atacadistas distribuidores, ao invés de vender para inúmeros pontos de venda. Os atacadistas, por sua vez, diluem os custos de vendas mediante ofertas de diversas empresas.
Estocagem
Usualmente, estocam produtos dos fabricantes que representam, facilitando o planejamento da produção e disponibilizando os produtos em pontos geográficos estratégicos. Têm estoques disponíveis em diversos locais e livram os fabricantes dos pequenos pedidos. Por serem especializados, podem ter entendimento dos custos de manutenção e manejo dos estoques melhor que o dos fabricantes.
Processamento de pedidos
Muitos clientes compram em pequenos pedidos, e os atacadistas, podendo atender a diversos varejistas de um lado e fabricantes de outro, podem diluir esses custos do processamento de pedidos.
Informação de mercado
Estão próximos aos varejistas geograficamente e têm contatos freqüentes através do suprimento contínuo de produtos. Podem aprender sobre as necessidades dos consumidores, e repassar tal informação aos fabricantes para adequação de planejamento de produtos, preços e desenvolvimento de estratégias competitivas de marketing.
Suporte aos consumidores
Os varejistas necessitam de inúmeros serviços além da compra de produtos. Estes necessitam ser trocados ou retornar (“recalls”) para ajustes, reparos e assistência técnica. Para que os fabricantes ofereçam este serviço, incorrem em altos custos, e o atacado pode exercer tais funções.

No próximo Post, destacarei quais os 5 principais serviços prestados pelos atacadistas aos seus Clientes.

Um abraço a todos.