05 junho 2007

O Comércio Atacadista no RS – Parte I

É possível eliminar os intermediários (entre eles o atacado) do canal de distribuição, ou do sistema agroalimentar, mas é impossível eliminar suas funções. A questão principal para os fabricantes é se estes conseguem desempenhar as funções dos intermediários (atacado) de maneira mais eficiente, integrando-se verticalmente em vendas, depósitos e outras estruturas de distribuição.

Atacadistas podem ou não participar em todos os fluxos de marketing, seja de propriedade, posse física, promoção, financiamento, compartilhamento de riscos, negociação, pedidos ou pagamentos. Suas principais funções são melhorar a coordenação entre a produção e o consumo, suprindo lacunas e tentando reduzir irregularidades de oferta e demanda, e prover o diferencial dos serviços esperados pelos consumidores e os oferecidos pelos fabricantes, diretamente.
O atacado permite, a seus consumidores, comprar diversos produtos em menores quantidades, com menor número de operações. É um setor em que o grau de especialização tem aumentado constantemente, em resposta às demandas mais específicas de serviços por parte de seus consumidores (o varejo) e fornecedores (a indústria).
No próximo Post exemplificarei 6 serviços fundamentais prestados pelos atacadistas aos seus fornecedores.




Um abraço a todos.