27 março 2023

O Efeito Zeigarnik

Por que é tão difícil parar de pensar em tudo o que temos para fazer (e tão fácil esquecer o que já conquistamos) 

Na década de 1920, a psicóloga russa Bluma Zeigarnik observou uma coisa estranha. 
Enquanto jantava fora, ela ficou impressionada com os pedidos complexos que a equipe de garçons conseguia lembrar ao mesmo tempo. No entanto, assim que a conta foi paga, a equipe de garçons esqueceu completamente quais eram os pedidos. Essa observação deu origem ao estudo do que viria a ser conhecido como Efeito Zeigarnik.

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O Efeito Zeigarnik refere-se à nossa tendência de lembrar tarefas incompletas ou interrompidas melhor do que as concluídas. À primeira vista, o Efeito Zeigarnik pode parecer uma adaptação útil: é bom lembrar as coisas que precisamos fazer e é positivo querer terminar as coisas que começamos. O problema quando se trata de nossa produtividade é duplo:

Primeiro, cada tarefa incompleta que seu cérebro o lembra ocupa um pouco de sua atenção, dividindo seu foco e tornando mais difícil se concentrar no que quer que esteja trabalhando no momento. Um estudo descobriu que as pessoas que foram interrompidas durante uma tarefa tiveram pior desempenho em uma tarefa subsequente do que aquelas que puderam concluir a primeira tarefa antes de iniciar a segunda.

Em segundo lugar, mesmo que consigamos nos desconectar fisicamente do trabalho, o Efeito Zeigarnik garante que nossas tarefas inacabadas nos sigam para casa. Eles invadem nossos jantares em família, nossas férias, nossos fins de semana e nosso sono. Sempre haverá trabalho a fazer. Precisamos de uma maneira de encontrar alívio do Efeito Zeigarnik para que possamos nos desconectar mentalmente em nossas horas de trabalho.

A boa notícia é que você não precisa realmente completar todas as suas tarefas para sentir alívio mental do Efeito Zeigarnik. A pesquisa mostra que simplesmente fazer um plano para terminar suas tarefas incompletas pode adiar os lembretes automáticos do seu cérebro.

O que você pode fazer sobre isso:

Anote suas tarefas . Seu cérebro é um sistema de arquivamento terrível. Em vez de manter as tarefas em sua cabeça, crie o hábito de escrevê-las assim que chegarem a você. Mantenha um gerenciador de tarefas digital como o Todoist no seu computador e telefone, assim você sempre terá à mão para anotar uma nova tarefa.

Tenha um sistema para organizar e revisar regularmente suas tarefas . Seu sistema não funcionará se seu cérebro não confiar que ele é preciso e atualizado. Crie rituais para planejar seu dia e semana para que seu cérebro possa confiar que você está trabalhando nas coisas certas na hora certa e possa se preocupar com todo o resto mais tarde.

Ter um fim de ritual de desligamento do trabalho . Faça um plano para amanhã antes de terminar o dia de trabalho para que suas tarefas inacabadas não permaneçam em sua mente depois do expediente.

Encontre uma pequena maneira de começar . O Efeito Zeigarnik também pode ser usado a nosso favor. Quando você perceber que está adiando uma tarefa particularmente grande ou difícil, identifique um primeiro passo muito pequeno que você pode dar. O simples ato de começar pode fazer com que seu cérebro queira continuar até o fim.

Não se esqueça de olhar para trás e ver o quão longe você chegou . Outro efeito colateral negativo do Efeito Zeigarnik é que rapidamente esquecemos tudo o que já conquistamos. Não se esqueça de olhar para trás em suas tarefas concluídas durante uma revisão semanal para comemorar o que você já fez