27 junho 2017

Homeóstase: Como permear ambientes em conflito

homeóstase

[De homeo- + -stase.] Substantivo feminino.
1.Fisiol. Med. Tendência à estabilidade do meio interno do organismo.
2.Cibern. Propriedade auto-reguladora de um sistema ou organismo que permite manter o estado de equilíbrio de suas variáveis essenciais ou de seu meio ambiente.
Disserto sobre tema, pois aflige milhares de profissionais neste mercado cada vez mais competitivo e também... fechado.As organizações empresariais têm na mudança, seja branda ou radical seu maior desafio, tanto quanto seja o grau em que estes necessitam acontecer ou os objetivos e metas propostos.
Homeóstase é uma palavra elegante para designar as forças que mantêm o sistema em seu atual nível de funcionamento, preservando, assim, os padrões estabelecidos.
Os membros do grupo de uma empresa podem até considerar o nível atual caótico e instável, mas existe uma identidade nessa instabilidade. O grupo geralmente fracassa quando tenta atingir outro nível mais estável. A homeóstase é como um termostato perfeito, regulado em uma temperatura específica que resiste ás mudanças e que apresenta baixa tolerância a qualquer variação na temperatura.
Boa ou ruim, a homeóstase é um componente natural da autopreservação de qualquer sistema. As organizações, os sistemas ecológicos e até mesmo as amebas unicelulares baseiam-se na homeóstase para sobreviver de maneira saudável.
Trata-se de um recurso que preserva estabilidade interna de modo que o sistema possa continuar funcionando no nível atual e sem regressões, o que pode ser muito eficiente. Entretanto, a homeóstase também pode levar o sistema a resistir às mudanças que talvez aperfeiçoem seu funcionamento. Um sistema pode ser lento demais para adaptar-se a uma mudança necessária a sua sobrevivência.
As pessoas que pertencem a um grupo podem resistir as mudanças mesmo quando têm uma sincera vontade de mudar e sabem, racionalmente, que tal atitude seria benéfica a elas.

O Líder precisa ter cautela para não estourar a bolha onde uma atmosfera de conflitos possa estar armazenada.
Neste caso, o melhor é permear este meio-ambiente através da persuasão e da influência.
Esse impulso “para trás” ou de “não mudar” já derrotou vários líderes de sistemas. O Líder deve prestar atenção nessa resistência natural e inocente para ajudar seus comandados a modificar, de maneira significativa, o modo como o sistema faz as coisas. De outra forma, as melhores intenções do líder seriam inúteis. Compreender a força da homeóstase tem um valor incalculável, que ajuda o líder a encarar a situação de maneira menos pessoal, evitando o raciocínio do tipo: “Veja o que estão fazendo comigo”. A principio, é fácil sentir-se desanimado em relação aos sistemas e pensar: “É mais forte que todos nós!” Porém, há uma frase que diz: “A unidade e o foco para a mudança são o sistema, e o agente da mudança é o indivíduo”. Quando finalmente consegue-se identificar os padrões predominantes nos sistemas e optar entre manter ou modificar a atitude diante deles, descobre-se uma renovada liberdade de ação para atuar no interior desses sistemas e buscar níveis superiores de eficiência.
Um abraço a todos.