20 julho 2015

Compromisso e liderança, habilidades essenciais

Que tempos difíceis estes em que esclarecer o óbvio nos deixa uma impressão um tanto quanto incomum e ao mesmo tempo tão distante de nossa realidade.
Há de se possuir muito mais do que apenas boas intenções para representar o povo, seja em mandatos legislativos, assim como nos executivos.
Faz-se necessário discernimento, preparo, equilíbrio, opinião e principalmente uma habilidade nata ou adquirida deste "Servidor Público eleito" de administrar e liderar.

Abaixo o Artigo da amiga Rose Floriani...

Um apelo!
Em 2016 teremos eleições. Por favor, não votem em amigos, familiares, personagens da Disney ou em candidatos "bonitinhos". Pesquisem, conversem com os candidatos, saibam suas qualificações, porque depois de eleitos quem paga pela falta de conhecimento dos nobres edis SOMOS NÓS! Hoje os projetos na câmara de vereadores são votados assim: os vereadores que são base de governo VOTAM SIM, a OPOSIÇÃO TAMBÉM! Na maioria das vezes, se quer sabem o que está de fato em votação. As raras vezes que tentam, apenas ler, um projeto que chega do Executivo, não conseguem interpretar. E sabem por quê? Por falta de conhecimento, e por interesses pessoais. Como um vereador poderá questionar o orçamento do município se ele não sabe o que é isso, de onde vem, para onde vai... E por interesses pessoais, porque se votarem contra a vontade do JJ ou se o fiscalizarem como devem fazer (e não o fazem), perderão os carguinhos dos parentes, das "amigas" ocultas, etc, que possuem na prefeitura... Um candidato para o cargo de vereador deve saber analisar ORÇAMENTOS, índices de reajustes, equiparações orçamentárias e tributárias, PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual) , LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), entre muitas outras normas. Mas, por que eles precisam ter tanto conhecimento?
1) Porque são os vereadores que definem parte da nossa vida! Não culpem apenas o Prefeito quando há aumento de imposto municipal, pois o aumento só acontece se os vereadores aprovarem!
2) Como um vereador poderá exercer seu principal papel de agente fiscalizador das ações do Poder Executivo (Governo Municipal) se ele não tem conhecimento sobre o que estará fiscalizando de fato? É o mesmo que pedir para uma pessoa que não sabe a tabuada corrigir exercícios de multiplicação!
3) Você contrataria um amigo ou familiar, que fosse advogado, mas que não pratica, para o defender em uma causa importante?
Poderia dar outras mil razões, mas acho que já basta! Político deve ter conhecimento, responsabilidade e comprometimento com suas funções!
O nosso futuro está em nossas mãos! Sejamos muito, mas muito exigentes e rigorosos com aqueles que pretendem nos representar! Ocupantes de cargos eletivos devem estar para nós (população), não para interesses partidários ou conchavos políticos!