22 agosto 2006

Afinal, para que servem os amigos ?


“A ignorância é o elemento fundante e parte primária fundamental da construção do conhecimento humano.” (Filósofo Roberto Feijó, 2006).
Acredite, eu criei esta frase em menos de 1 minuto. Acho que vou chorar! Ou será que morro de rir; da minha pretensão e falta de humildade em me autodenominar Filósofo neste milênio.Mas dá pra explicar. Ignorar nos impulsiona e nos motiva ao crescimento, mesmo aquele que acredita que tudo sabe, desconhece que ainda tem muito que aprender. Ops! Aconteceu de novo!
Mesmo aquele que acredita que tudo sabe, desconhece que ainda tem muito que aprender.” (“Blogger” Roberto Feijó, 2006).
Viu? Uma nesga de humildade me iluminou! Ah, ah, ah! Mas o motivo deste post é homenagear aqueles que não nos deixam na escuridão da ignorância e nos mostram o caminho certo a seguir.Abaixo transcrevo na integra, e-mail de excelentes amigos, Paulo Mobus e sua Esposa Clara, que além de proporcionarem ao mundo um toque de bom gosto e competência, brindam-me com sua atenção, sinceridade e amizade.
Caro Feijó,
Como fico "arrepiada" cada vez que escuto ou leio a palavra "logomarca", envio-te um esclarecimento, que, talvez, através de tuas atividades com o público, possas ajudar a difundir. Devido ao meu trabalho de assessoria cultural, devo isso às pessoas a quem presto serviços.Um abração.
Clara. www.tcarte.com.br

LOGOMARCA x LOGOTIPO x SÍMBOLO x MARCA:
VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA?

Como ouço diversas barbaridades todos os dias, resolvi esclarecer de vez esse assunto para que os nossos amigos Designers não se constranjam mais quando estiverem falando em público. De uns tempos para cá o termo logomarca passou a ser sinônimo de símbolo e de logotipo, designações que as primeiras gerações de designers aprenderam a usar e que ainda vale para qualquer país em que a atividade tenha atuação significativa. Segundo Ana Luísa Escorel, da 19 Design, "Símbolo Gráfico é o sinal a cujos conceitos se chega através de associações sucessivas". Símbolos gráficos, como o símbolo da Volkswagen ou da IBM remetem a uma série de significados que se sobrepõem. O símbolo da Volkswagen, por exemplo, remete à indústria alemã, qualidade, resistência, e, no caso do Brasil, à assistência técnica garantida em praticamente qualquer ponto do país. O símbolo da IBM remete à tecnologia de ponta, indústria da informática, computador pessoal, Paul Rand, etc. Símbolos Gráficos são diferentes de Signos Gráficos! O Signo Gráfico é um sinal que possui apenas um conceito ou significado. Uma seta indicativa de direção não traduz mais nada senão a direção para a qual ela aponta.O logotipo é um símbolo constituído por uma palavra graficamente particularizada que também gera associações sucessivas. Em design gráfico, símbolo e logotipo pertencem à mesma categoria e cumprem a mesma função através de possibilidades diferentes. O símbolo, através de estruturas abstratas, pictogramas, ideogramas ou fonogramas e o que define uma personalidade, um conjunto de ações de comunicação junto a públicos internos e externos. O LOGOTIPO É A FORMA DE GRAFAR A MARCA, de torná-la visualmente tangível. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se freqüentemente: a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando o correto seria dizer o logotipo da Coca-Cola ou da Fiat. Da mesma maneira, símbolos também são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes Benz, quando a designação correta seria símbolo, já que o primeiro é um fonograma e o segundo um símbolo abstrato.
E logomarca? LOGOMARCA QUER DIZER ABSOLUTAMENTE NADA!
É possível que seu inventor estivesse querendo dar conta daquelas situações na qual um símbolo e um logotipo se combinam na veiculação de uma imagem. O fato é que, se por acaso foi essa a origem do termo no Brasil, todo sinal gráfico que pretenda identificar uma empresa ou um produto, é chamado de logomarca, independente de ser símbolo, logotipo ou sinal misto.
LÓGOS, em grego, quer dizer conhecimento e também palavra. TYPOS quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão, tudo bem. Agora, palavra-marca ou conhecimento marca quer dizer o quê? Coisa nenhuma! E é espantosa a desenvoltura com que cerca de dois terços da população ligada à comunicação gráfica, usa as seguintes expressões: logotipo, logograma, signo, sinal, sigla, pictograma, icon, isotipo, tipograma, símbolo, emblema - cada uma com um significado próprio. E cuidado para não pisar na bola! Se até a Federação das indústrias começa a usar indiscriminadamente o termo logormarca, não se deixe influenciar para continuar difundindo aleatoriamente esse termo estritamente tupiniquim! Curioso que áreas tão habituadas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, como a publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo! Nelas, as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página, para lembrar apenas os países de língua inglesa.
"LOGOMARK" , JAMAIS!